Inspire-se com a história, o turismo cultural, as experiências, patrimônios e memórias de Viçosa do Ceará e da região da Ibiapaba
[…] Acorda, essa cidade encantada como se fosse carnaval.
Viçosa cidade tão linda no meu samba o seu céu é o meu quintal.
O meu samba com seus pés de mestre-sala vai de
calçada em calçada pelos sobrados e casarões que
sonham ao romper do dia com belas melodias de bandolins e violões […]
Música ‘Samba pra Viçosa’ de Allan Mendonça, Marcelo Leite e Carlinhos Crisóstomo.
Como bem descreve o poeta, assim é Viçosa! Uma cidade que emana sons e melodias de tempos distintos impressos em cada fachada, em cada patrimônio arquitetônico e paisagístico que dão a dimensão material das memórias e afetos dos seus moradores e visitantes. Rica na sua ancestralidade, Viçosa do Ceará e a região da Ibiapaba também valorizam seus Tesouros Vivos da Cultura, nossos Mestres e Mestras que cuidam e partilham seus saberes da cultura tradicional ou popular, os quais vamos conhecer aqui também!
Em 2019, o Festival Mi realizou o roteiro “Memórias de Viçosa do Ceará”, propondo uma uma interação entre o patrimônio e seus diversos significados, possibilitando uma experiência de sentidos através das inter-relações e trocas que ocorrem para além dos lugares, mas das muitas histórias e memórias vividas ao longo do tempo num mesmo espaço, não estabelecendo limite entre passado, presente e futuro.
Visitas guiadas foram realizadas acompanhadas de Gilton Barreto, pesquisador e historiador do assunto, que hoje está como Secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente em Viçosa do Ceará. Agora, em versão virtual, convidamos vocês a conferir alguns desses patrimônios culturais dessa “cidade encantada” da Ibiapaba.
PARA ADENTRAR NA DELICADEZA DE VIÇOSA DO CEARÁ,
VAMOS TE APRESENTAR ÀS SERENATAS DA CIDADE
Uma tradição especial da cidade é a realização de serenatas com os músicos e apreciadores que moram ali. Zé Músico, famoso seresteiro e violonista, é a principal referência, que inspira até hoje esse costume que segue vivo e que o Festival Mi faz questão de valorizar.
CONHEÇA OS TESOUROS
VIVOS DA IBIAPABA
O Estado do Ceará, localizado no Nordeste do Brasil, é referência pela diversidade e pluralidade da cultura tradicional ou popular, com suas expressões, celebrações, saberes e fazeres por meio de difusão e transmissão entre gerações das culturas indígenas e afro-brasileiras, reisados, capoeiras, lapinhas, pastoris, artesanatos, mateiros, xilogravuras, benditos, dramistas, danças de coco, maneiro-pau, cordéis, mamulengos, congadas, penitentes, festejos juninos, medicina popular, aboiadores, repentistas, violeiros, chorinhos, teatro de bonecos e tantas outras manifestações.
O CEARÁ CONTA COM
87 Tesouros Vivos em atividade, no âmbito da administração pública estadual, Lei dos Tesouros Vivos da Cultura, sob o nº 13.842, de 27 de novembro de 2006.
sendo:
71 Mestres da Cultura Tradicional Popular
13 Grupos de Tradição
03 Coletividades
TESOUROS VIVOS DA SERRA DA IBIAPABA
Pessoas naturais (mestres da cultura), os grupos e as coletividades dotados de conhecimentos e técnicas de atividades culturais, cuja produção, preservação e transmissão, sejam representativas de elevado grau de maestria, constituindo importante referencial da Cultura Cearense.
Os mestre(a)s da cultura tradicional ou popular são pessoas que detém um conhecimento ancestral, recebido do meio familiar e/ou de prática de convivência cultural, que manteve/mantém o saber/fazer específico; além de grande capacidade de transmitir estes conhecimentos e as técnicas necessárias para a produção, difusão e preservação de uma expressão tradicional popular.
As coletividades e os grupos são reconhecidos pela manifestação cultural que representam, pela comunidade onde vivem, como também por outros setores culturais, constituindo assim importante referencial da cultura tradicional popular no Ceará.