FESTIVAL MEL, CHORINHO E CACHAÇA 2022 VIÇOSA DO CEARÁ DIAS 16, 17. 18 E 19 DE JUNHO DE 2022

Com uma proposta única de integrar o turismo, a cultura e o agronegócio na Região da Serra da Ibiapaba, O FESTIVAL MEL, CHORINHO E CACHAÇA DE VIÇOSA DO CEARÁ 2022; mistura o chorinho (estilo musical genuinamente brasileiro), a gastronomia e a oportunidade do desenvolvimento dos negócios locais produtores de mel e cachaça.

Sem deixar de visitar e conhecer as cidades que compõem a Serra da Ibiapaba, entre elas: Ubajara, São Benedito, Guaraciaba do Norte e Viçosa do Ceará, as quais dispõem de belíssimos encantos naturais com vegetação exuberante, muita aventura e temperaturas mais amenas.

 

 Um dos maiores produtos turísticos da Região, com média de público de 15 mil pessoas circulando no evento, o X Festival Nacional do Mel, Chorinho & Cachaça, acontece em 16, 17 e 18 de junho de 2022, em Viçosa do Ceará.

 É uma ação cultural gratuita, aberta ao público, coordenada pela Prefeitura de Viçosa do Ceará, com apoio do Sebrae Ceará e direção da Nova Letra Eventos Criativos.

  Com o tema “Um festival para todos os sentidos”,  o evento será presencial e, pela primeira vez, haverá uma data específica de lançamento, com apresentações musicais e a divulgação da programação oficial na cidade de Viçosa do Ceará.

 No sábado (30 de abril), às 20 horas, sobe ao palco o talentoso e jovem acordeonista cearense Nonato Lima. Na sequência, às 22 horas, é a vez do grupo paulista Demônios da Garoa, com grandes sucessos que marcaram épocas nas mais de sete décadas dedicadas ao samba.

 Nos três dias de Festival, em junho, vão acontecer outras dezessete apresentações. O  melhor do Chorinho com artistas e grupos (regionais e nacionais), será exibido nas praças da cidade em meio ao agradável clima ameno da região.

 Além de Música, o evento foca na promoção de novos negócios. O Salão de Turismo, articulado pelo Sebrae-CE, será um espaço com ampla programação de capacitações para pequenos empreendedores, impactando diretamente na cadeia produtiva integrada da Região da ibiapaba.

 Nossas delícias vão abrilhantar o Festival no espaço da Feira Gastronômica, com 25 expositores, de produtos do Mel e da Cachaça, além do Artesanato local. Será oferecido, gratuitamente, para empreendedores do Agronegócio, Turismo e Varejo da Ibiapaba, um conjunto de oficinas e consultorias em Marketing e estratégias de Vendas. A ideia é consolidar o turismo na região com a exposição de produtos feitos na Ibiapaba e auxiliar os pequenos e médios produtores na expansão de seus negócios.

 Sobre o Festival-O 1º Festival Nacional do Mel, Chorinho & Cachaça foi realizado em abril de 2007. De lá pra cá o evento tem fortalecido sua imagem turística diferenciada do município. O clima agradável, a natureza exuberante e a riqueza histórica da charmosa cidade de Viçosa foram os ingredientes perfeitos para o sucesso do projeto que gera emprego, fomenta a Economia e fortalece a Cultura local.

Ao longo dos anos de festival foram aproximadamente 180 apresentações musicais, revelando novos talentos da música instrumental cearense e dando visibilidade aos grupos e instrumentistas do Estado.

 Embora não tenha acontecido em 2015, 2017 e 2018, o Projeto se tornou referência como um dos maiores festivais integrados do estado do Ceará, atraindo turistas e visitantes de todo o Brasil.

 Em 2019, com o apoio da Prefeitura Viçosa do Ceará, Sebrae Ceará, Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e o Governo do Ceará, o Festival foi retomado com o tema “noites boêmias”. Foi preparada uma extensa programação musical que se espalhou pelos espaços públicos da cidade, com uma grande feira de produtos artesanais, derivados do Mel e da Cachaça e Floricultura. O retorno, após o crítico período de Pandemia, promete voltar com toda força da Música e Cultura Cearenses.

 

Um dos maiores produtos turísticos da região, com média de público de quinze mil pessoas circulando no evento, o 10º Festival Nacional Mel, Chorinho & Cachaça, acontece nos dias 16, 17 e 18 de junho de 2022.  É uma ação cultural gratuita, aberta ao público, coordenada pela prefeitura municipal de Viçosa do Ceará, com apoio do Sebrae Ceará e direção da Nova Letra Eventos Criativos. Com o tema “Um festival para todos os sentidos”,  o evento será presencial e, pela primeira vez, haverá uma data específica de lançamento, com apresentações musicais e a divulgação da programação oficial na cidade de Viçosa do Ceará.

No próximo dia 30 de abril, às 20h, sobe ao palco o talentoso e jovem acordeonista cearense Nonato Lima. Na sequência, às 22h, é a vez do grupo paulista Demônios da Garoa, com grandes sucessos que marcaram épocas nas mais de sete décadas dedicadas ao samba. Nos três dias de festival, em junho, vão acontecer outras dezessete apresentações. O  melhor do Chorinho com artistas e grupos (regionais e nacionais), será exibido nas praças da cidade em meio ao agradável clima ameno da região.

Além de música, o evento foca na promoção de novos negócios. O Salão de Turismo, articulado pelo Sebrae-CE, será um espaço com ampla programação de capacitações para pequenos empreendedores, impactando diretamente na cadeia produtiva integrada da região da ibiapaba.

Nossas delícias vão abrilhantar o festival no espaço da feira gastronômica, com 25 expositores, de produtos do mel e da cachaça, além do artesanato local. Será oferecido, gratuitamente, para empreendedores do agronegócio, turismo e varejo da Ibiapaba, um conjunto de oficinas e consultorias em marketing e estratégias de vendas. A ideia é consolidar o turismo na região com a exposição de produtos feitos na Ibiapaba e auxiliar os pequenos e médios produtores na expansão de seus negócios.

Sobre o festival.

O primeiro Festival Nacional Mel, Chorinho & Cachaça foi realizado em abril de 2007. De lá pra cá o evento tem fortalecido sua imagem turística diferenciada do município. O clima agradável, a natureza exuberante e a riqueza histórica da charmosa cidade de Viçosa foram os ingredientes perfeitos para o sucesso do projeto que gera emprego, fomenta a economia e fortalece a cultura local. Ao longo dos anos de festival foram aproximadamente 180 apresentações musicais, revelando novos talentos da música instrumental cearense e dando visibilidade aos grupos e instrumentistas do estado. Embora não tenha acontecido nos anos de 2015, 2017 e 2018, o projeto se tornou referência como um dos maiores festivais integrados do estado do Ceará, atraindo turistas e visitantes de todo o Brasil. Em 2019, com o apoio da prefeitura municipal de Viçosa do Ceará, Sebrae Ceará, Banco do Nordeste e o Governo do Estado do Ceará, o festival foi retomado com o tema “noites boêmias”. Foi preparada uma extensa programação musical que se espalhou pelos espaços públicos da cidade, com uma grande feira de produtos artesanais, derivados do mel e da cachaça e floricultura. O retorno, após o crítico período de pandemia, promete voltar com toda força da nossa música e cultura.

 

Você aí de Apucarana (PR), Cachoeiro de Macacu (RJ), Itaquaquecetuba (SP) ou Dores do Indaiá (MG) já ouviu falar da Serra da Ibiapaba, no Ceará? Não!? Pois deveria. É uma região apelidade de “Suíça Cearense” por suas belezas e relevo e é lá que vai se realizar, de 16 a 18 de junho – mais precisamente no município de Viçosa do Ceará –, o melodioso Festival Mel, Chorinho e Cachaça.

Que grande ideia da Prefeitura local e do Sebrae – organizadores do evento – juntar essas três delícias da cultura etílico-musical-gastronômica brasileiro em um só evento!

“O festival está na décima edição. Mas essa é a melhor programação desde o início”, conta Caio Carvalho, presidente da Associação Amigos Produtores da Cachaça Superior de Viçosa do Ceará (APCVIC).

Viçosa é uma das cidades mais importantes da Serra da Ibiapaba, região montanhosa do Ceará onde as temperaturas caem no inverno até os 15º C. A região é repleta de atrativos naturais, como penhascos e cachoeiras, atraindo centenas de milhares de visitantes a cada ano.

O mel e a cachaça também são atrativos da região. Viçosa é considerada o berço da cachaça cearense e uma das regiões produtoras mais importantes do estado, com 12 produtores legalizados e cerca de uma centena no total. 

Nos dias do festival, os produtores locais terão estandes espalhados pelos pontos da cidade onde ocorrem os shows musicais, assim como os produtores de mel.

Estarão no evento Cachaça Mapirunga, Cachaça Nogueira, Cachaça Vale do Lambendouro, Cachaça Aviador, Cachaça Malandrinha, Cachaça Sambaitiba, Cachaça Belchior Magalhães, Cachaça Princesa do Lambendouro e Cachaça Esmeralda. Nos estandes, os visitantes poderão degustar as variedades dessas marcas e adquirir os produtos por preços especiais.

A APCVIC também terá um estande próprio, no qual estarão expostas as marcas filiadas. A entidade terá ainda um bar temático, com experiências em coquetelaria com cachaça, posicionado estrategicamente diante do principal palco do evento.

A Associação ainda planeja ter uma espécie de “estande intinerante”, levando as cachaças dos produtores locais aos pontos onde as apresentações musicais serão realizadas, oferecendo degustação em doses e coquetéis com cachaça.

A programação musical do Festival Mel, Chorinho e Cachaça é um caso a parte. O alto nível e o bom gosto na seleção impressionam, numa mescla entre atrações locais e nomes nacionais.

Só para citar alguns destaques, no primeiro dia do Festival, o pianista Cristóvão Bastos e o violonista Rogério Caetano se apresentam na Praça da Matriz e o sanfoneiro Waldonis faz show na Igreja do Céu.

No dia 17, Vanin e Nicinha do Acordeon celebram a música nordestina e Roberta Fiúza divide o palco com os chorões do Cordas que falam.

No dia 18, tem Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra na Matriz no fim da tarde. O bamba Jorge Aragão encerra a festa, às 22h, na Igreja do Céu.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as novidades do Devotos diretamente via e-mail.

Cachaça de Viçosa de olho no futuro

A cachaça de Viçosa tem se organizado para ganhar o país. O trabalho passa pela formalização de uma tradição produtiva que remonta ao século XIX. Como diz Caio, que também é produtor da Cachaça Aviador, é uma “questão de valorizar nossas próprias marcas”.

Leia mais sobre isso neste post.

Um festival com programação dessa qualidade – dentro de um conceito que mescla o turismo e a promoção dos produtos locais –, construído em uma colaboração entre entes públicos e privados, é um belo passo na direção de um futuro que se descortina promissor para o berço da cachaça cearense.