FESTIVAL MÚSICA NA IBIAPABA 2014 EM VIÇOSA DO CEARÁ DE 11 À 18 DE OUTUBRO/2014


A décima primeira edição do FESTIVAL MÚSICA NA IBIAPABA começa no sábado, 11 e se estenderá até o sábado 18 de outubro/2014 no município de Viçosa do Ceará. O evento vai receber profissionais, educadores e estudantes de música em 58 oficinas, além das apresentações de grandes nomes da música. O Festival é um evento que é frequentado por participantes de muitas cidades do Ceará e de outros estados. Importante para o desenvolvimento da cultura do Ceará, o festival completa onze anos em 2014.  Professores, instrutores e maestros especialistas em diversas áreas da música vão ministrar oficinas para 1.000 inscritos em seis núcleos pedagógicos: musicalização, vocal, instrumental, estruturação e história, didática musical e projetos especiais.
Em seu contexto, o Festival de Música na Ibiapaba oferece ao povo de Viçosa, aos participantes e aos visitantes o fino da cultura instrumental, com a presença de grandes mestres nas oficinas e nas apresentações na cidade. Secult retifica data da edição 2014 do Festival Música na Ibiapaba. O referencial evento de formação em música popular no Estado do Ceará, acontecerá entre os dias 11 e 18 de outubro, em Viçosa do Ceará. A Secretaria da Cultura do Governo do Estado, responsável pelo festival, confirma a realização do evento, mais uma vez na tradicional cidade natal de grandes músicos cearenses, da história e da contemporaneidade.
Chegando à sua décima primeira edição, o festival contará com uma curadoria composta por José Brasil Filho, diretor da Escola de Música de Sobral; Ivan Ferraro, diretor da Feira da Música de Fortaleza e presidente da Associação dos Produtores de Cultura do Ceará (Prodisc), e Alfredo Barros, professor da Universidade Estadual do Ceará e idealizador e regente da Orquestra Sinfônica da Uece (Osuece). Como curadora de honra, integra a comissão a também professora da Uece Consiglia Latorre, originalmente responsável pela idealização do festival e pela coordenação das primeiras edições do evento.

O festival manterá o seu caráter didático, como um evento de formação, oferecendo aos participantes selecionados uma imersão durante nove dias de aulas, debates e convivência com instrumentistas, intérpretes, pesquisadores e professores, cearenses e de outros estados. As atividades manterão a ênfase na execução instrumental em diferentes naipes, na prática de conjunto, na história da música popular no Ceará e no Brasil, nos aspectos de produção, técnica e empreendedorismo ligados à carreira musical.

Mais detalhes sobre o festival e a data de abertura das inscrições para os estudantes serão divulgados em breve pela Coordenadoria de Ação Cultural (Codac) da Secult.