Aniversário de Viçosa do Ceará 2013


A cidade de Viçosa do Ceará, localizada há aproximadamente 345 KM de Fortaleza comemorará seus 131 anos de Emancipação política dia 14 de Agosto/2014.
O mês de agosto reserva para Viçosa do Ceará um clima de festa; Ao mesmo tempo que a cidade comemora seu aniversário de 131 anos de emancipação política, a comunidade católica realiza os festejos de Nossa Senhora da Assunção que ocorrem até dia 15 de agosto.

EM BREVE ESTAREMOS DIVULGADO A PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA DO ANIVERSÁRIO DE VIÇOSA DO CEARÁ
EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
Neste 14 de agosto de 2013, Viçosa do Ceará, completará 131 anos de emancipação política. Embora tenha sido elevada a categoria de cidade somente em 14 de agosto de 1882, através da lei do Deputado Provincial, Tenente Coronel Luiz Januário Lamartine Nogueira, o marco oficial de fundação da Aldeia da Ibiapaba, que lhe originou é tomado como o dia 15 de agosto de 1700, o que caracteriza Viçosa do Ceará como sendo um núcleo populacional tricentenário ratificando ter o município mais um atrativo turístico, formado por construções centenárias, verdadeiro patrimônio histórico. Fundada nos finais do século XVII, a cidade de Viçosa tem a sua Igreja matriz de Nossa Senhora da Assunção, como elemento central do conjunto urbano, tombada pela 4ª SR do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN em 2003.  Isolada no alto da serra da Ibiapaba ou integrada aos antigos caminhos do gado que contribuíram para a conquista do território cearense, Viçosa preservou grande parte do seu patrimônio arquitetônico, construído no século XIX e inícios do século XX, graças, sobretudo, ao café e a cana de açúcar.Viçosa do Ceará mais parece uma pintura dos tempos coloniais. A cidade se desenvolveu, mas soube valorizar o passado com seus casarões e igrejas bem preservado; praças arborizadas que ainda mantêm ao centro os charmosos coretos, locais onde os mais idosos se reúnem para jogar conversa fora. Viçosa do Ceará reúne história e natureza em um único cenário, com várias opções para o turismo cultural e de aventura: cachoeiras, grutas, montanhas e até uma rampa natural que permite a pratica de vôo livre; uma caminhada pelas ruas da pequena cidade com seus casarões e igrejas tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

ORIGEM DO NOME VIÇOSA
O Nome Viçosa é de origem lusa. Há em Portugal a Vila Viçosa, onde residiu o Duque de Bragança até ser aclamado rei, com o nome de Dom João IV em 1640. Foi o 1.º soberano da dinastia de Bragança, que reinou em Portugal até 1910. O viço de sua natureza, a fertilidade de seu solo, a pureza do ar serrano, os vales regados por águas perenes, contribuíram para a fixação do nome da outra Viçosa de além-mar Portugal.


PONTOS  TURÍSTICOS

Viçosa destaca-se no cenário turístico do estado por ser um verdadeiro paraíso para o ecoturismo e pelo clima frio e refrescante. Lugar ideal para relaxar e curtir a natureza em toda sua exuberância.
Pólo Turístico e Artesanal Igreja do Céu:
Ponto mais alto da cidade com uma capela dedicada a Nossa Senhora das Vitórias. No alto do templo surge a imagem do Cristo Redentor. O Pólo Turístico dispõe de restaurante, telefone público, centro de convenções, banheiros, área de estacionamento, calçadão e boxes para venda de artesanato e as delícias da culinária local. Para chegar ao local a escolha fica a critério do turista, de carro ou a pé pelos 334 degraus que dão acesso ao santuário. Vale a pena a subida da escadaria apreciando as estações da Via-Sacra os vales da Ibiapaba, a torre da Igreja de São Francisco o centro de Viçosa e chegando a Capela surge uma paisagem fascinante da serra e do sertão.
Lagoa Pedro II:
Importante ponto turístico da cidade. Recentemente urbanizada e arborizada com belas plantas, tornou-se um ótimo lugar para lazer, oferecendo aos visitantes um ambiente descontraído e apreciável.
Pedra do Itagurussu:
Grande rocha que forma um abrigo natural que foi ponto de apoio para colonizadores da região. Do seu interior deslizam fontes de água formando bicas. De cima se vislumbra a planície sertaneja e descendo ao seu sopé, a pedra forma uma abóbora, rica em vegetação em um clima úmido e fresco.

Pedra do Machado:

Uma pedra suspensa com formato de machado. A paisagem apreciada do local é uma das mais bonitas da região favorecendo uma vista maravilhosa do sertão.
Fonte do Carangueijo:

Um caprichoso cenário natural com várias grutas e muitos córregos deságua em locais já trabalhados pela natureza. Criando pequenos lagos em meio a um clima fresco, principalmente pelas pedras sempre gotejando e uma vegetação rica em samambaias.

Fonte do Itacaranha: Fonte d´água cristalina que nasce das pedras, na encosta do morro do céu, favorecendo um banho gostoso de água fria.


Cascata de Pirapora:
Conjunto de cachoeiras no Rio Pirangi, localizada no distrito de Padre Vieira, a cerca de 35 km de sede do município.
Lajes:

Castelo de pedras formado por rochas com formatos diferenciados proporcionando uma paisagem bela e encantadora. Um passeio nas Lages torna-se bastante interessante.

Cachoeira do Itarumã:

Localizada no sítio Itarumã com 65 metros de altura distribuída em duas exuberantes quedas d´água é um excelente local para prática de Rappel.


Pilões:

Localizado no distrito de Manhoso, apresenta inúmeras pinturas rupestres sobre as rochas, as quais em período chuvoso ficam encobertas por água. Possuem cavidades ocas, bem torneadas, que se assemelham a pilões, daí origem ao nome. Fica a 35 Km da cidade.
Poço da Princesa:

Lenda, beleza e mistério se encontram e encantam que se aventura a desvenda-los. Possui belas cachoeiras, um belíssimo poço de água cristalina e gelada, proporcionando um delicioso banho. Localiza-se no distrito de Manhoso a cerca de 30 Km da sede do município
Kenyo Itaculomi: Um belíssimo ponto turístico situado a 40 Km da cidade, no Distrito de Manhoso, formado pelo rio Itacolomi. Tem como atrativos Pedra Furada e uma paisagem surpreendente.