Festival Mel Chorinho e Cachaça 2013


O Festival Mel, Chorinho & Cachaça chega na sua 7ª edição com mais um desafio: manter a qualidade de um dos festivais de música que mais se notabiliza no Norte/Nordeste e no Brasil e dar continuidade ao desenvolvimento da integração Gastronomia, Turismo, Cultura e Negócios.
O VII Festival Mel, Chorinho e Cachaça acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de JULHO/2013 e está sendo esperado com ansiedade pelos moradores de Viçosa do Ceará e turistas de todas as regiões do país.
A proposta principal do festival é desenvolver ações que contemplem os diversos setores da economia local, agregando valor cultural através de um estilo musical genuinamente brasileiro; o chorinho. Nas edições anteriores o mesmo trouxe para Viçosa do Ceará grupos de choro de todas as regiões do País, tornando-se assim um evento de referência nacional.
Unindo boa música e uma rica gastronomia, o “Festival Mel, Chorinho e Cachaça” explora a realização de oficinas gastronômicas para mostrar as diversas possibilidades de receitas, a base de produtos da região, especificamente o mel e a cachaça. Tudo isso, com direito a uma degustação para o público no final.
No ramo dos negócios, o foco principal do evento é a cadeia produtiva do “mel” e da “cachaça”, principais produtos da região. Haverá espaço, no entanto, para outros bens produzidos na Ibiapaba, como as flores, os produtos hortifrutigranjeiros e o artesanato através de uma feira aberta ao público.
No mês de julho a mistura de mel chorinho e cachaça promete animar a pacata região da Ibiapaba. O festival de música, já entrou para o calendário de eventos de Viçosa do Ceará que fica lotada nesta época do ano.  O local escolhido para a realização do festival é o ponto mais privilegiado da cidade; O Polo Turístico e artesanal Igreja do Céu, um santuário cercado de muito verde.
O Festival já trouxe grandes nomes da música nacional como Dominguinhos, Demônios da Garoa, Trio Madeira, Italo e Renno e Macaúba do Bandolim.
O objetivo do Festival do Mel, Chorinho e Cachaça, é fortalecer a cultura, o turismo e os negócios da Região, agregando economia criativa com a cadeia produtiva do mel e da cachaça gerando novas oportunidades de negócios.  O Festival foi realizado pela primeira vez em abril de 2007 em Viçosa do Ceará, em caráter regional. De lá para cá, o Festival se consolidou como o mais importante projeto de integração cultural, turística e econômica da Região da Ibiapaba, que  no período de sua realização gera um grande fluxo de turistas em busca da  boa música, clima ameno da serra e as delícias da gastronomia local.

Desde 2004, o município de Viçosa do Ceará, há 350 quilômetros de Fortaleza, na Serra da  Ibiapaba, vem se consolidando como uma das cidades que mais investe em seu patrimônio, sua história e sua música, como fontes de geração de emprego e renda para a Região. E um dos eventos de maior visibilidade e apelo turístico é o Festival do Mel, Chorinho que atrai turistas de todas as regiões do Brasil embalados a um dos mais genuínos ritmos brasileiros.

Viçosa é um município de 56 mil habitantes que respira sua própria história todos os dias. Uma história que mescla a tradição dos antigos engenhos de cana com a criatividade e a inventividade de seu povo e que nos últimos anos tem se transformado em mola do desenvolvimento local. Neste sentido o Festival de Chorinho, com suas atrações de renome nacional e internacional, tem sido de grande importância atraindo turistas e movimentando a economia da cidade. Conhecida por sua natureza exuberante e o clima, que nesta época do ano pode atingir temperatura de 18 graus, Viçosa do Ceará, vem se consolidando como um grande destino turístico. O Festival Mel Chorinho e Cachaça promove a integração de toda a Serra da Ibiapaba, estimulando a produção local e garantindo renda e trabalho durante o período de baixa estação, proporcionando a ocupação de hotéis e pousadas no mês de maio, com o grande fluxo turístico que é atraído para esta região de todo o Brasil.




EM BREVE PROGRAMAÇÃO DO VII Mel, Chorinho e Cachaça!